Limpa Piscinas

Saiba como Fazer Tratamento de Choque para Piscina

Saiba Como Fazer Tratamento de Choque para Piscina

Compartilhe

Não importa se você é um novo proprietário de piscina ou um veterano, fazer o tratamento de choque na piscina pode parecer um pouco assustador. Lidar com um volume tão alto de produtos químicos pode deixar qualquer um nervoso. Porém esse processo ficará mais fácil com a prática e o conhecimento.

Depois de aprender o que é o choque de piscina, entender por que é um dos produtos químicos mais importantes para usar e aprender como chocar uma piscina, todo o processo começará a parecer uma rotina. Isso é bom, porque chocar regularmente a sua piscina é uma maneira simples de evitar que algas e bactérias perdidas se enraízem na água. Entre outros benefícios que vamos listar a seguir.

Leia Também: É Seguro Nadar em Piscina com Água Verde?

O que é o Tratamento de Choque para Piscina?

Pense na última vez em que você passou por uma piscina de hotel. O cheiro químico provavelmente o surpreendeu, certo? Você pode pensar que o cheiro inconfundível é cloro, mas na verdade o odor vem das cloraminas, um sinal de que a água está mal balanceada.

Cloraminas formam na água quando o cloro em suas mixagens com o nitrogênio no suor dos usuários, óleos e urina (que temos certeza não está na sua água, embora não possamos garantir para o hotel). Este é um processo químico natural , basicamente um subproduto do cloro fazendo seu trabalho.

Além de dar à sua piscina um cheiro desagradável, muitas cloraminas também podem irritar sua pele, olhos e sistema respiratório.

Ao chocar sua piscina, você está adicionando cloro (ou outro produto químico) suficiente para limpar a água e destruir o acúmulo de cloraminas. Este processo também é denominado supercloração.

Cloro para Piscina

Antes de mergulharmos em como chocar uma piscina, primeiro você precisa entender a diferença entre o cloro total e o livre , e o que é cloro combinado e cloração de ponto de interrupção.

Cloro Livre (FC) é a quantidade de cloro que desinfeta ativamente a água. Você deseja que o nível de FC da sua água esteja entre 1 e 3 partes por milhão (ppm) para que o produto químico possa fazer seu trabalho.

O cloro combinado (CC) é o cloro usado. Ainda está na água, mas seu poder de higienização está muito reduzido. Você deseja manter o nível de CC em menos de 0,2 ppm.

Cloro total (TC) é a soma de FC e CC em sua piscina.

Kits de teste de água de piscina podem medir o FC e TC de sua água. Para encontrar o CC da sua piscina, simplesmente subtraia o FC do seu TC.

Cloração de ponto de interrupção é quando você tem FC suficiente para quebrar as ligações moleculares da cloramina. Você precisa adicionar dez vezes a quantidade de CC para atingir este ponto.

Tente atingir o ponto de interrupção toda vez que você chocar sua piscina. Não atingir o ponto de interrupção pode resultar em ainda mais cloraminas em sua piscina, e se os níveis de cloramina continuarem a subir sem controle, você pode eventualmente ter que repor parcial ou totalmente a água para corrigir o problema.

Tipos de choque de piscina

Não é possível chocar a piscina usando tabletes de cloro regulares, mas você tem sua escolha de produtos quando se trata de bombear seus níveis de cloro.

Hipoclorito de cálcio

Também conhecido como cal hypo , este produto químico tem sido usado para desinfetar piscinas e fontes de água municipais desde 1928. É uma das maneiras mais baratas e convenientes de dar choque em sua piscina.

Recursos

  • A maioria das versões comerciais contém entre 65% e 75% de cloro.
  • O hipoclorito de cálcio precisa ser dissolvido na água antes de ser adicionado à piscina.
  • Deve ser usado após o anoitecer.
  • Levará cerca de oito horas antes que você possa nadar com segurança novamente.
  • Ele adiciona cerca de 0,8 ppm de cálcio à água para cada ppm de FC adicionado, então tome cuidado se sua fonte de água já tiver um alto nível de cálcio.

Hipoclorito de Lítio

Se sua água tem alto teor de cálcio e você não se importa em pagar um pouco mais, o hipoclorito de lítio é o melhor. Ele se dissolve muito mais rapidamente do que o hipoclorito de cálcio, portanto, você pode adicioná-lo diretamente à piscina sem dissolvê-lo de antemão.

Recursos

  • As versões comerciais contêm 35% de cloro.
  • Deve ser usado após o anoitecer.
  • Levará cerca de oito horas antes que você possa nadar com segurança novamente.
  • Pode ser tóxico para a vida aquática (tornando-se um algicida sólido), portanto, você deve ter cuidado ao descartar a água tratada recentemente.

Nota: você pode ter dificuldade em encontrar hipoclorito de lítio. Alguns fabricantes de produtos químicos para piscinas pararam de produzi-lo devido ao aumento do custo do lítio, a maior parte do qual agora é usado para fazer baterias de lítio.

Dicloro

Os nomes reais desse tratamento de choque para piscina são dicloro-s-triazinetriona de sódio ou ácido dicloroisocianúrico . (Experimente dizer qualquer uma dessas cinco vezes rápido.) O choque de diclor é muito mais fácil de dizer e ainda mais fácil de usar. Dependendo da marca, você pode adicioná-lo diretamente à sua piscina.

Recursos

  • Normalmente contém entre 50% e 60% de cloro.
  • Você pode usá-lo para doses regulares de cloro e tratamentos de choque.
  • Normalmente, você não precisa dissolvê-lo antes do tempo.
  • Ele adiciona 0,9 ppm de ácido cianúrico para cada ppm de FC adicional.
  • Deve ser usado após o anoitecer.
  • Levará cerca de oito horas antes que você possa nadar com segurança novamente.

Choque sem cloro

Se você quer dar um tratamento de choque em sua piscina e dar um mergulho logo depois, é exatamente disso que você precisa. O choque sem cloro usando peroximonossulfato de potássio é uma alternativa de choque de piscina rápida e barata.

Recursos

  • Você pode adicioná-lo diretamente à água da piscina a qualquer momento.
  • Demorará cerca de 15 minutos antes que você possa nadar com segurança novamente.
  • Como não depende do cloro, não funciona como um algicida.

Quando chocar sua piscina

Você deve ter notado que as instruções sobre choques de cloro dizem que eles precisam ser usados ​​depois que o sol se põe. Isso ocorre porque o sol queima o cloro não estabilizado, o que significa que o choque não será tão eficaz. Chocar sua piscina à noite garante que os produtos químicos funcionem como deveriam.

Com que frequência chocar sua piscina

Você não quer esperar que um mau cheiro ou coceira nos olhos apareçam antes de dar um choque em sua piscina. Recomendamos dar choque em sua piscina uma vez por semana ou pelo menos uma vez a cada duas semanas para manter a química da água de maneira adequada. Quanto mais você usa a piscina, mais você deve usar o amortecedor da piscina.

Além de seus tratamentos semanais ou semi-semanais, você pode querer realizar um choque extra na piscina sob certas circunstâncias, como após:

  • uso intenso da piscina (como uma festa na piscina)
  • uma forte tempestade ou ventos prejudiciais (especialmente se sua piscina coletou detritos)
  • uma grande mudança no nível da água
  • um acidente de piscina relacionado ao intestino

Pense em choques extras como um seguro contra algas rebeldes e outros contaminantes. É melhor eliminar qualquer bactéria antes que ela tenha a chance de afetar a qualidade da água ou de deixar alguém doente.

Sabendo que a utilização de produtos químicos pode trazer danos a saúde quando utilizados da maneira correta, recomendamos a contratação de uma empresa especializada em manutenção e limpeza de piscinas para que todo o processo seja executado com sucesso.

Compartilhe
Enviar Mensagem
Estamos Online!