Limpa Piscinas

Manutenção de Piscinas em São Paulo, Limpeza de Piscinas em São Paulo

Como Funciona os Filtros de Areia para Piscinas

Compartilhe

 

Como Funciona Filtros de Areia para Piscinas: Os filtros de areia são uma opção popular para manter a piscina limpa. Eles utilizam areia natural como agente de filtragem, prendendo os detritos à medida que eles passam, de modo que apenas água limpa é bombeada para a piscina.

Como os filtros de areia não têm peças de papel ou fibra para entupir ou rasgar, eles costumam durar anos, sendo necessário trocar a areia do filtro da piscina a cada 2 anos dependendo do uso. Se você está procurando uma solução de filtragem, reserve um tempo para considerar os benefícios que esses filtros podem gerar para maior economia em sua piscina.

Como funcionam os filtros de areia

Filtros de areia permitem que a água circule por um recipiente que contém areia. A água flui pela areia com facilidade, mas partículas maiores não conseguem passar. Uma vez que os detritos e outras partículas tenham sido filtrados pela areia, uma bomba move a água limpa de volta para a piscina. À medida que mais detritos são coletados pelo filtro, a eficiência do filtro também começa a aumentar; os detritos realmente ajudarão a impedir que partículas menores passem pela areia.

Para garantir a consistência e certificar-se de que a maioria, senão todos os detritos que possam estar na água da piscina sejam filtrados, use areia com uma composição e tamanho de grão específicos. Os filtros de areia usam areia de sílica com grãos que se enquadram na faixa de 45 a 55 milímetros. Qualquer areia que você comprar como “areia de piscina” ou “areia de filtro” atenderá a esse padrão,

Materiais filtrados por areia

Uma variedade de materiais será capturada por seu filtro de areia. Materiais maiores, como folhas, cascalho e insetos, não conseguirão passar pela areia, e até mesmo materiais menores serão interrompidos conforme a água da piscina passar pelo recipiente do filtro. Mesmo pequenas partículas entre 20 e 100 mícrons de tamanho serão capturadas pela areia dentro de seu filtro de areia, e partículas menores do que isso podem ser contidas conforme o filtro coleta detritos. As partículas que passam pelo filtro inicialmente podem ser filtradas mais tarde, à medida que a água da piscina volta ao filtro.

Requisitos de Manutenção

Como o material é capturado pelo filtro de areia, limpeza e manutenção ocasionais são necessárias. Quanto mais sujeira e resíduos o seu filtro contiver, mais pressão começará a se formar dentro do recipiente do filtro. Anote a leitura inicial do manômetro do filtro de areia da sua piscina e verifique-o a cada uma ou duas semanas para ver se houve um aumento na pressão.

Uma vez que a pressão aumentou em 8 a 10 libras, você precisará limpar o filtro realizando o que é conhecido como “limpeza de retrolavagem” para remover o excesso de sujeira e outros detritos da areia. A retrolavagem de um filtro de areia é fácil, basta desligar a bomba que faz o ciclo de água através do filtro e deixe-a parar completamente. Assim que a bomba parar, desenrole ou conecte a mangueira de retrolavagem e gire a válvula de ajuste da bomba para “Retrolavagem”.

Ligue a bomba e deixe-a funcionar. A água começará a sair límpida e, em seguida, ficará mais escura à medida que mais sujeira e detritos forem saindo. Deixe a água correr até que esteja quase limpa novamente e, em seguida, desligue a bomba. Gire a válvula de configuração para “Enxaguar” e deixe a bomba funcionar no ciclo de enxágue por 30 a 45 segundos. Depois de enxaguar o filtro, coloque a mangueira de retrolavagem novamente e redefina a bomba para sua configuração normal antes de ligá-la novamente.

Trocar a areia do filtro da piscina 

Infelizmente, mesmo a retro-lavagem regular não manterá um filtro de areia funcionando com eficiência para sempre. Eventualmente, a areia dentro do recipiente do filtro precisará ser trocada, embora isso geralmente só precise ser feito uma vez a cada 1 a 3 anos.

Trocar a areia não é difícil, embora possa ser um pouco demorado, dependendo do tamanho do recipiente que o filtro de areia usa. Comece realizando uma retrolavagem, deixando a bomba desligada assim que terminar. Abra a válvula de pressão na parte superior do recipiente do filtro para liberar a pressão de dentro do filtro de areia e, em seguida, abra a válvula de drenagem na parte inferior do recipiente para liberar a água de dentro.

Comece afrouxando os parafusos que prendem o canister juntos, alternando de um lado para o outro, a fim de evitar danificar o recipiente com estresse excessivo de um lado. Remova a parte superior do recipiente e retire a areia contida dentro do recipiente do filtro.

Lei também: Aquecedor Solar para Piscina 

Depois de remover a areia do filtro, verifique os componentes laterais internos para ver se eles estão muito soltos ou quebrados. Substitua todas as laterais que se quebraram ou se soltaram e, em seguida, encha o recipiente com água pela metade para ajudar a protegê-los de danos ao começar a adicionar areia. Despeje ou despeje areia limpa no recipiente, enchendo-o até uma polegada ou duas do topo; consulte o manual do proprietário do filtro da piscina se não tiver certeza de quanta areia deve adicionar.

Quando o filtro estiver cheio de areia, recoloque a parte superior do recipiente e execute outra lavagem antes de começar a bombear água pelo filtro novamente. verifique os componentes laterais internos para ver se eles estão muito soltos ou quebrados.

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Estamos Online!