Limpa Piscinas

Por que Medir e Manter o Nível de pH da Piscina?

Por que Medir e Manter o Nível de pH da Piscina?

Compartilhe

Por que Medir e Manter o Nível de pH da Piscina? Manter o  equilíbrio químico adequado na água da piscina não serve apenas para manter a água limpa, mas também ajuda a proteger o aquecedor, a bomba e outros componentes do sistema contra danos e pode ajudar a manter o acabamento da piscina como novo. Um dos elementos mais importantes desse equilíbrio é o nível de pH.

O nível de pH da água da piscina é uma medida de sua acidez. É anotado em uma escala de 0 a 14, com pH abaixo de 7,0 indicando que a água é ácida. Um pH de 8,0 significa que a água é regular ou alcalina. Precisamente entre esses dois pontos está o nível de pH adequado da piscina: 7,4 a 7,6.

Saiba Por que Medir e Manter o Nível de pH da Piscina

Existem cinco razões principais pelas quais é tão importante manter a água da piscina dentro do intervalo desejado.

1: Baixo pH causa irritação nos olhos e na pele

A água ácida não só irrita os olhos  e as vias nasais, mas também tira os óleos naturais do corpo, deixando a pele seca e com coceira, e os cabelos quebradiços. Curiosamente (e infelizmente), os mesmos problemas físicos podem surgir se o pH ficar muito alto. O corpo humano está naturalmente próximo do ponto neutro da escala.

2: pH alto inativa cloro

Quanto maior o nível de pH  mais a água vai para a faixa básica ou alcalina, menos efeito seu cloro terá. Consequentemente, você acaba gastando muito dinheiro com cloro e ainda tendo água que não é própria para atividades como nadar.

3: O pH desequilibrado pode danificar os revestimentos de vinil. 

Com pH baixo, uma piscina de vinil pode realmente estufar, criando rugas feias. Se o pH ficar muito alto, um forro de vinil envelhecerá mais rapidamente e terá que ser substituído mais cedo.

4: Baixo pH pode levar à corrosão. 

A água ácida da piscina pode começar a corroer tudo, desde bombas e outros sistemas mecânicos até escadas e suportes para escorregadores e pranchas de mergulho. Água com pH baixo pode até corroer o gesso em piscinas de gunite.

5: pH alto causa água turva.

Muitos minerais saem da solução conforme o pH aumenta. Isso pode causar água turva e depósitos minerais.

Como Manter o pH Adequado

É importante que você monitore o nível de pH da sua piscina diariamente usando tiras de teste. Para testar sua água, vá para uma área longe do skimmer e dos retornos e segure uma tira de teste a 18 polegadas sob a água por aproximadamente 10 segundos. Remova a tira da água, mas não sacuda o excesso de água. Aguarde até que as cores sejam preenchidas e compare a faixa com a gama de cores na embalagem do produto.

Ajustar o pH é então uma questão de usar aumentadores de pH (bases) ou redutores de pH (ácidos). As quantidades necessárias serão, obviamente, baseadas em quão desequilibrada a sua água está e o volume de água na sua piscina. Siga as instruções na embalagem do produto.

O poder do pH

Quando se trata de manutenção de piscinas, é muito importante manter o  equilíbrio da química da água . E, como explicamos, o nível de pH é, de muitas maneiras, a base desse equilíbrio. Embora existam muitos fatores que podem afetar o nível de pH, com um pouco de prática e atenção regular, você pode garantir que sua água permaneça na faixa ideal para o equipamento da sua piscina e perfeita para os usuários da piscina.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Estamos Online!