Limpa Piscinas

Saiba Como Detectar Vazamento em Piscinas de Vinil

Saiba Como Detectar Vazamento em Piscinas de Vinil

Compartilhe

Em um processo natural as piscinas perdem água água regularmente todos os dias devido a evaporação, mas uma perda excessiva de água deve ser analisado com cautela, pois pode se tratar de um vazamento. Logo esse vazamento deve ser consertado o mais rápido possível, porque eles não apenas esvaziam uma poça de água, mas também aumentam as contas de água e podem enfraquecer o solo do ambiente e trazer problemas ainda maiores.

Antes de decidir a melhor forma de reparar um vazamento em piscinas de vinil a localização do vazamento deve ser identificada e a gravidade avaliada. Se você suspeitar que sua piscina tem um vazamento, veja como descobrir e consertar esse problema. 

Qual a Perda de Água Considerada Normal em uma Piscina?

É normal que sua piscina perca uma pequena quantidade de água por evaporação diariamente, especialmente se você mora em uma cidade onde o clima é quente  ou se sua piscina fica muito exposta ao sol. Caso esteja perdendo mais de meia polegada a uma polegada de água por dia, é quase garantido que você tenha um vazamento em sua piscina de vinil. Ao contrário da evaporação, que é um processo natural inofensivo, um vazamento cria riscos de segurança ao bombear água diretamente para o solo, causando fraqueza e instabilidade que podem arruinar suas bombas, danificar a piscina ou até mesmo levar ao colapso.

Quanta água perde uma piscina por semana?

Em média, uma piscina típica perde cerca de um quarto de polegada a duas polegadas de água por semana. Isso resulta em incríveis 10.000 a 20.000 galões por ano – o suficiente para encher uma segunda piscina! Os fatores que podem causar ou acelerar a perda de água da piscina de vinil incluem respingos, clima quente e retrolavagem do filtro, que ocorre quando a água residual da piscina é drenada para o sistema de esgoto.

Embora não seja possível evitar a perda de água completamente, você pode tomar medidas para reduzir a evaporação e o desperdício, como manter sua piscina coberta, evitando recursos decorativos de água e desligando os sistemas de aquecimento quando a piscina não está em uso, pois a água quente evapora mais rapidamente do que água fria.

Por que minha piscina perde água durante a noite?

Você pode pensar que, sem o sol batendo forte ou seus animais de estimação e crianças espirrando água para fora, a perda durante a noite seria impossível. No entanto, para surpresa de muitos proprietários é comum que as piscinas percam água à noite. Mesmo sem luz solar, quantidades substanciais de evaporação ainda podem ocorrer, especialmente se a temperatura da piscina for superior à temperatura do ar. Felizmente, você pode limitar a evaporação durante a noite e a perda de água usando uma cobertura de piscina ou desligando o sistema de aquecimento quando terminar de usar a piscina para a noite.

Quais são os sinais de vazamento de uma piscina?

Fique atento a estes sinais de alerta de que sua piscina de vinil pode estar vazando, especialmente se elar for velha ou tiver sido instalada recentemente:

  1. Existem poças, pontos úmidos ou poças de água parada perto da piscina – embora não tenha chovido recentemente.
  2. Sua piscina está criando algas (que parecem espuma verde), mesmo que você tenha tratado e batido a água com cuidado.
  3. Você nota rachaduras, depressões, pontos fracos ou manchas no deque da piscina, o que indica que a água não está sendo contida.

Como Identificar Vazamento em Piscina de Vinil?

Existem várias maneiras fáceis de verificar se há vazamentos na piscina de vinil, caso a perda de água pareça excessiva. Por exemplo, você pode tocar ou andar no chão da piscina para sentir áreas moles, que são indicativas de vazamentos; espalhe corante alimentar não tóxico para revelar onde aparecem redemoinhos, ondulações ou correntes; ou simplesmente use o teste do balde de cinco galões, que é descrito passo a passo na próxima seção. 

Vazamento ou evaporação da piscina? Identifique um vazamento com um balde

Antes de procurar um vazamento em sua piscina, você deve confirmar se há um vazamento. Isso leva apenas um dia e tudo que você precisa é de um balde, fita isolante e água. Simplesmente:

  1. Encha um balde com água e coloque-o ao lado da piscina.
  2. Marque o nível da água no balde com fita adesiva.
  3. Marque o nível da água na piscina com fita adesiva (que não vai prejudicar o seu forro de vinil).
  4. Após um dia, meça a diferença entre o nível da água e cada pedaço da fita adesiva do pintor.
  5. Se a diferença na piscina for maior do que a diferença no balde, então sua piscina está com vazamento; se não houver uma disparidade significativa, a perda de água da piscina é por evaporação.

Depois de determinar que há um vazamento, a próxima etapa é identificar onde ele está. (Se não houver vazamento, basta dar um mergulho.)

Verifique se há vazamento nos sistemas elétricos e de filtragem

É fácil verificar se há vazamentos nos sistemas elétricos e de encanamento. Observe as linhas de conduítes elétricos que saem das luzes da piscina em busca de umidade ou vazamentos. Não deve haver água nos fios. Se houver, chame um profissional para determinar a localização precisa do vazamento e conserte-o – você não quer levar um choque.

Para ver se o sistema de água da sua piscina está vazando, desligue a filtragem. Verifique se há umidade em todos os tubos, conexões e na bomba. Se você ver algum, este é provavelmente o local do seu vazamento. Dependendo da localização exata do vazamento, você mesmo pode substituir um cano ou para questões mais complexas, como uma bomba com defeito, pode ser necessário um serviço profissional para o sistema de filtragem da piscina.

Procure um buraco em um forro de vinil com corante alimentício

Se a sua piscina de vinil tiver um vazamento, mas não for nos conduítes elétricos ou no sistema de filtragem, você precisará procurar por um vazamento no revestimento de vinil. Isso também é fácil de fazer. Você só precisará de corante alimentar. Então:

  1. Certifique-se de que a piscina está cheia (para que o vazamento não esteja acima do nível da água).
  2. Sinta o fundo da piscina para ver se está mole, o que sugere um vazamento no fundo da sua lona.
  3. Sempre que você suspeitar de um vazamento, coloque algumas gotas de corante alimentar.
  4. Continue colocando corante alimentar ao redor da piscina até encontrar o vazamento.

O corante alimentar permitirá que você veja o fluxo de água. Depois de colocar o corante alimentar perto do vazamento, você o verá fluindo para o local exato onde está o vazamento.

Como posso saber onde minha piscina está vazando?

Uma vez que um teste de vazamento da piscina tenha confirmado a existência de um vazamento, a próxima etapa é identificar a localização do mesmo para que possa ser reparado rapidamente antes que o dano piore. Para encontrar um vazamento em uma piscina de vinil, use o método simples de coloração de alimentos descrito acima ou contrate um profissional de confiança para inspecionar completamente a piscina para você. 

Compartilhe
Enviar Mensagem
Estamos Online!