Limpa Piscinas

Como Remover Algas na Piscina, Como Prevenir Algas na Piscina

Aprenda como Prevenir e Remover Algas na Piscina

Compartilhe

Hoje em dia, é popular “ser ecológico e apoiar o verde”. Embora sejamos todos a favor da consciência ambiental, o verde não é bom quando se trata da cor da sua piscina. Se sua piscina ficar verde, você tem um problema de algas.

Leia também: Pode nadar em piscina com Água Verde? 

Os esporos de algas entram na água da piscina devido ao vento e às tempestades. Quando as condições estão certas e sua água não está devidamente equilibrada, você se verá no meio de uma proliferação de algas. Além de ser desagradável, pode causar danos às superfícies das piscinas e abrigar micro-organismos causadores de doenças. Existem três tipos de algas comumente encontradas em piscinas:

  1. Algas Verdes 
  2. Algas Amarelas 
  3. Algas Pretas

As algas verdes são as mais comuns e as mais fáceis de eliminar. As algas amarelas, também conhecidas como algas mostarda, costumam ser confundidas com sujeira ou areia no fundo da piscina, mas também podem crescer nas paredes da piscina. As algas pretas são as menos comuns, mas também as mais difíceis de remover; parecem pequenos pontos, mas têm raízes que penetram profundamente na superfície de piscinas de alvenaria, quartzo ou cascalho. As algas pretas também podem se fixar na argamassa de azulejos e rejuntes.

Se você tiver algas, precisa agir rapidamente para removê-las. Vamos mergulhar em algumas medidas de prevenção de algas e também orientar você sobre como remover algas de sua piscina.

Produtos para Prevenir Algas na Piscina

Esteja você prevenindo o crescimento ou tratando um surto de algas em sua piscina, existem algumas ferramentas e produtos químicos essenciais de que você vai precisar.

  1. Kit de teste de água ou tiras de teste
  2. Algaecide – Formulado para Tratar Seu Tipo de Alga
  3. Choque de piscina à base de cloro
  4. Clarificador de Água
  5. Redutor de Fosfato
  6. Escova de piscina
  7. Produtos de prevenção de algas 

Como Prevenir Algas na Piscina

Para evitar que as algas toquem sua piscina, existem algumas coisas que você pode fazer como parte de sua rotina de manutenção regular.

  1. Mantenha os níveis de cloro disponível gratuitamente (FAC) entre 2,0 e 4,0 ppm e mantenha o equilíbrio de água adequado.
  2. Dê um choque em sua piscina uma vez por semana.
  3. Escove toda a piscina pelo menos uma vez por semana.
  4. Ligue a bomba de filtro pelo menos uma hora a cada 10 ° F de temperatura do ar. As bombas de velocidade variável devem funcionar por mais tempo com base na velocidade.
  5. Os fosfatos são alimentos para algas; mantenha os níveis de fosfato abaixo de 100 ppb.

Como remover algas de piscina

Mesmo as piscinas mais bem conservadas podem sucumbir às algas, se as condições forem adequadas. Antes de começar, é importante identificar com qual tipo de alga você está lidando. Se você não tiver certeza, pode sempre levar uma amostra de água para o seu piscineiro  para um diagnóstico completo. Para remover algas verdes ou amarelas de sua piscina, siga estas etapas:

  1. Limpe ou lave seu filtro.
  2. Ligue a bomba e deixe-a funcionar por pelo menos 36-48 horas durante o tratamento de algas.
  3. Ajuste a química da água antes de adicionar produtos de remoção de algas.
    1. Ajuste o pH para 7,8 ou superior
    2. Ajuste a Alcalinidade Total para 80-120 ppm dependendo do tipo de desinfetante primário usado. (80-100 ppm para hipoclorito de sódio, hipoclorito de cálcio ou hipoclorito de lítio; e 100-120 ppm para comprimidos de dicloro, tricloro e bromo.)
    3. Ajuste o nível de ácido cianúrico para 25-75 ppm
    4. Ajuste o nível de cloro disponível gratuitamente para 2,0-2,5 ppm
  4. Escove cuidadosamente todas as superfícies da piscina, incluindo degraus, paredes e piso. Quando terminar, deixe o acessório da escova na primeira etapa enquanto conclui o tratamento de algas. Isso removerá as algas do seu acessório de limpeza também.
  5. Trate sua piscina com o algicida correto necessário para tratar seu tipo de alga. Leia e siga todas as instruções do rótulo para dosagem e aplicação. Adicione metade da quantidade prescrita de produto ao redor do perímetro da piscina, começando onde as algas são mais grossas, em seguida, adicione a outra metade sobre as áreas problemáticas. Aguarde cinco minutos antes de prosseguir para a próxima etapa.
  6. Aplique choque na piscina com hipoclorito de cálcio. Use um quilo de choque para cada 15.000 galões de água e dê choque em sua piscina três vezes, esperando 12 horas entre cada rodada de choque. Lembre-se de sempre ler e seguir as instruções do rótulo ao adicionar qualquer produto químico da piscina.
  7. Aguarde 12 horas após a aplicação final do choque antes de desligar a bomba da piscina. Agora é a melhor hora para verificar o nível de fosfato da sua piscina. Se os fosfatos estiverem acima de 300 ppb, use um redutor de fosfato para diminuir o nível abaixo de 100 ppb.
  8. Faça uma retrolavagem ou limpe o filtro, depois ligue a bomba novamente e retome o tempo de execução regular.
  9. Uma vez que os níveis de desinfetante estão abaixo de 5 ppm, adicione um clarificador para remover as algas mortas.

Remover algas da piscina pode ser um processo caro e demorado. É importante acompanhar as medidas preventivas semanais para manter o verde fora da sua piscina e guardar um pouco do “verde” no bolso. Se precisar de ajuda para testar sua água ou se quiser mais informações sobre algas, fale com nossa equipe da Limpa Piscinas, empresa especializada em manutenção de limpeza de piscina em São Paulo.

Compartilhe
Enviar Mensagem
Estamos Online!