Limpa Piscinas

11 Erros Comuns de Manutenção e Limpeza de Piscinas

11 Erros Comuns de Manutenção e Limpeza de Piscinas

Compartilhe

Cometer erros de manutenção e limpeza de piscina é muito comum entre novos proprietários ou até mesmo veteranos. Possuir uma piscina traz muitas chances de cometer erros de cuidados grandes ou pequenos.

Mas os erros são apenas oportunidades de aprender. Educar-se sobre os erros mais comuns de manutenção e limpeza da piscina ajuda a mantê-la mais segura, limpa e funcionando de forma eficiente, com menos confusão e frustração.

1. Adicionar choque diretamente na água da piscina

O tratamento de choque para piscina é basicamente composto por cloro concentrado. Em alta concentração, o cloro pode branquear qualquer coisa que entre em sua piscina. Por exemplo, pode tornar as roupas pretas rosa e as brancas amarelas se a concentração for muito alta.

Não se preocupe – você não pode abalar sua piscina. Mas, além da gafe da moda, adicionar choque diretamente à água da piscina se você tiver uma piscina de vinil pode ser um desastre. Os grânulos de choque irão afundar no fundo e descolorir seu revestimento. A área branqueada torna-se quebradiça e frágil, causando vazamentos.

A solução

Pré-dissolva o produto químico em um balde de água antes de dar choque em sua piscina . Isso permitirá que o choque se disperse de maneira mais uniforme na água, protegendo o revestimento, as paredes da piscina e o piso.

Uma regra importante a ser lembrada ao evitar erros de manutenção e limpeza de piscinas é “Sempre adicione produtos químicos à água e nunca água aos produtos químicos.” Encha o balde com água antes de adicionar o choque para evitar respingos potencialmente perigosos.

Além disso, o uso de água morna dissolverá o choque com mais facilidade, mas também criará o vapor de cloro de som incrível, mas não tão incrível. Escorregar em seu óculos de proteção, uma máscara química , e luvas resistentes a produtos químicos antes de preparar seu balde de água choque.

2. Não escovar a piscina

Você já sabe como é importante aspirar a piscina regularmente para evitar que a sujeira e a gosma se acumulem e prejudiquem sua natação.

Mas, assim como seus dentes ou uma gaiola de coelhos angorá, sua piscina precisa de uma boa escovação para ter a melhor aparência e saúde. Quer você aspire sua piscina manualmente ou automaticamente, prossiga com uma boa escovação.

A solução

Pegue uma escova de piscina e ataque as áreas difíceis de alcançar, incluindo:

  • Atrás de escadas
  • Os rejuntes
  • Degraus e escadas
  • Cantos e fendas

Toda essa limpeza mantém as algas e outros invasores desagradáveis ​​e sujos à distância. Escove uma vez por semana, ou mais frequentemente se necessário, para uma piscina saudável e intocada.

3. Usando um limpador quando o problema são algas

Lidar com algas de piscina é bastante difícil. Adicione aspirador à lista e você pode se pegar pensando que é hora de substituir sua piscina por algo de menos manutenção, como uma rara fazenda de orquídeas ou um santuário de suricatos.

É tentador, mas não ligue seu limpador robótico. Os limpadores de piscina automáticos do lado da pressão empurram as algas e outros detritos através de um saco de malha. Isso permite que as algas façam um pequeno passeio pela piscina, mas não as remove.

Levar coisas de alta tecnologia também não vai ajudar. Eles fazem um trabalho incrível quando as algas não são um problema, mas mesmo os melhores limpadores robóticos de piscina usam uma bolsa de malha fina que entope com as algas rapidamente. A gosma entupida é espalhada ao redor da piscina e você está de volta à estaca zero.

A solução

Resolver esse erro muito comum de cuidados com a piscina é fácil, embora um pouco mais trabalhoso. Você precisará quebrar o vácuo manual. Certifique-se de mudar o seu filtro para “lixo” ou remova o bujão de drenagem.

Sim, você perderá uma boa quantidade de água, mas também perderá as algas. Eles serão aspirados da sua piscina e da sua vida.

Além disso, se você quiser evitar qualquer um desses erros de manutenção da piscina no futuro, invista em nosso curso de vídeo sobre cuidados com a piscina. Você aprenderá como manter sua piscina sempre limpa com técnicas adequadas de escovação, aspiração e escovação. E também mostraremos como manter uma programação simples e regular para que sua piscina esteja sempre limpa.

4. Ignorar os níveis de pH e alcalinidade

Vamos de volta às aulas de ciências do ensino médio, você provavelmente aprendeu sobre a importância do pH equilibrado para ecossistemas saudáveis ​​e felizes – incluindo sua piscina. Um pH baixo indica acidez, enquanto um alto indica alcalinidade. Muito de cada um é uma má notícia.

Se a água da sua piscina tiver um pH muito baixo, ela é muito ácida. Isso pode parecer uma coisa boa no início; afinal, é muito difícil para algas e outros invasores desenvolverem água ácida. Além disso, a água ácida cintila e parece, à primeira vista, ser imaculada e pura.

Mas, como descobrimos uma vez depois de comer um sushi horrível de posto de gasolina, as aparências enganam. O pH baixo pode realmente danificar o equipamento da piscina, incluindo:

  • Bomba e filtro de piscina
  • Forro de vinil
  • Aquecedor
  • Limpador automático de piscina
  • Alimentador químico
  • Equipamento de manutenção
  • Manta solar

A solução

Nosso lema? Melhor viver com a química. Equilibrar acidez e alcalinidade mantém seu pH estável. Porque quase tudo pode distorcer a química da água em nenhum momento, certifique-se de testar a água da sua piscina regularmente.

Em seguida, ajuste seus níveis com o aumento de pH , aumento de alcalinidade e outros produtos químicos essenciais até que tudo esteja de volta ao equilíbrio.

5. Lavar o filtro da piscina com muita frequência

Apesar do nome, retrolavagem NÃO é uma técnica secreta para crianças pequenas deixar bóias no seu refrigerante. A retrolavagem limpa a mídia dentro do filtro, seja areia ou terra diatomácea (DE). A água da piscina remove o funk e a sujeira do meio filtrante e, em seguida, sai pela porta de drenagem da válvula de retrolavagem dos filtros.

A retrolavagem é uma parte importante dos cuidados básicos da piscina, mas exagerar é um dos erros mais comuns de manutenção e limpeza da piscina.

A solução

Fique de olho no medidor de pressão do tanque do filtro. Logo depois de fazer uma retrolavagem completa em seu filtro, anote o manômetro. Na maioria dos casos, ele irá ler entre 10 e 15 libras por polegada quadrada (psi), que é a linha de base apropriada para o desempenho ideal do filtro.

Agora, isso pode parecer contra intuitivo, mas quanto mais detritos forem capturados pelo seu filtro, melhor ele funcionará – até certo ponto. Detritos extras ajudam a capturar partículas mais finas, mas os benefícios desaparecem quando o acúmulo aumenta sua leitura de pressão para cerca de 10 psi acima da linha de base (ou seja, 20 psi – 25 psi).

Quando a pressão em seu filtro atinge 10 psi acima do normal, você provavelmente tem uma boa dose extra de gosma aumentando a pressão. Baixe a pressão para manter o seu sistema funcionando com eficiência máxima.

6. Chocar a piscina pelo skimmer

Alguns erros de manutenção e limpeza da piscina são relativamente pequenos. Mas como fazer isso pode explodir literalmente o sistema de filtros da sua piscina, recomendamos evitá-lo a todo custo.

Combinar hipoclorito de cálcio ou choque de piscina de dicloro e cloro cria um gás mortal. Se você tiver um clorador automático conectado ao sistema de filtro e derramar o choque no skimmer, os dois produtos químicos se combinarão em um espaço muito pequeno.

O resultado?

Câmara minúscula + expansão de gás mortal = BOOM .

A solução

Mantenha o choque de piscina e o skimmer longe um do outro. Sempre adicione seu choque seguindo as instruções do fabricante, enquanto usa equipamento de segurança apropriado.

7. Chocar a piscina durante o dia

O cloro na água da piscina se liga às partículas que deseja matar, deixando para trás compostos químicos chamados cloraminas . Como irritam os olhos e a pele e geralmente tornam a vida miserável, as cloraminas não pertencem à sua piscina.

O choque elimina as cloraminas e ajuda a elevar os níveis de cloro da sua piscina para 3 partes por milhão (ppm).

Mas embora o dia seja ótimo para desfrutar da piscina, é a hora errada para chocar . O sol, que não é nada bom para causar choque, queima 1 ppm a cada hora, reduzindo a eficiência de seus produtos químicos e desperdiçando seu dinheiro.

A solução

Choque à noite para dar à sua piscina o tempo de que ela precisa para fazer seu trabalho. Além disso, aplique um choque em sua piscina uma vez por semana, usando cerca de 0,5 kg de choque para cada 10.000 galões (37.854 l) de água e teste até que esteja no ou perto da meta de 3 ppm.

8. Não Elevar o Nível de Cálcio na Água

Tal como acontece com o pH, equilibrar a dureza do cálcio da água é essencial para uma piscina limpa e segura. E embora você não queira muito porque turva a água, um pouco de dureza é na verdade uma coisa boa.

Ajuda a estender a vida útil de coisas como revestimentos de vinil, concreto, gesso, fibra de vidro e filtros.

A solução

Você pode adicionar um aumento de dureza de cálcio para manter sua dureza de cálcio no nível recomendado de 175 ppm a 225 ppm (200 ppm a 275 ppm para piscinas de concreto e gesso). Adicione-o ao abrir sua piscina para chegar ao nível que você deseja. Verifique frequentemente durante a temporada de natação, uma vez que a evaporação e respingos podem baixar os níveis muito.

Ah, e se você usar o choque com hipoclorito de cálcio , na verdade estará adicionando um pouco de cálcio cada vez que o usar. É um pouco complicado para o proprietário econômico da piscina, porque causa choques e ajuda a prolongar a vida útil do seu equipamento.

9. Ligar o filtro por menos de oito horas por dia

O filtro da sua piscina não pode fazer seu trabalho se não estiver funcionando. Quanto mais você usa o filtro da piscina, menos contaminantes e criaturas podem criar dores de cabeça. No que diz respeito aos erros de manutenção e limpeza de piscina, este é bem menor, mas ainda vale a pena dedicar seu tempo a esse filtro.

A solução

Execute o filtro de sua piscina e bombeie pelo menos oito horas por dia. Dependendo do tamanho da sua piscina, deve haver tempo suficiente para que toda a água passe pelo filtro, mantendo a água mais limpa.

10. Não testar a água semanalmente

Ter uma piscina vem com uma lista completa de tarefas a serem realizadas todos os dias, semanas, meses e anos. O teste semanal da água é um dos mais importantes, pois pode alertá-lo sobre pequenos problemas na química da água da sua piscina antes que se transformem em grandes desastres.

A solução

Teste a água da sua piscina pelo menos uma vez por semana, com tiras de teste ou um kit de teste de líquido . Em seguida, leve uma amostra da água da sua piscina para a loja de suprimentos para piscinas local para obter uma análise detalhada pelo menos uma vez por mês.

Os níveis primários para os quais você deve testar são:

  • pH e alcalinidade
  • Dureza de cálcio
  • Ácido cianúrico (estabilizador de cloro)
  • Níveis de sal e sólidos dissolvidos totais (TDS)
  • Cobre e ferro

Você não precisa de uma avaliação completa do tipo CSI toda semana, mas definitivamente verifique sua alcalinidade, pH e níveis de cloro livre , já que eles são os principais componentes da água segura e higiênica de piscinas.

11. Não usar apenas roupas de banho na piscina

Entenda, não somos estranhos às tendências da moda. Podemos arrasar com a esquisitice majestosa de um romphim com o melhor deles. Nós até pensamos em comprar um daqueles vestidos de cisne Lady Gaga para as sextas-feiras casuais alguns anos atrás. Mas nós limitamos as roupas de rua nas piscinas.

Usar suas roupas comuns na piscina podem introduzir produtos químicos, fibras e outros contaminantes em sua água. Além disso, os produtos químicos em sua água podem realmente estragar suas roupas. Sua água ficará comprometida e todos na vizinhança se perguntarão por que você de repente gostou tanto desse visual tingido.

A solução

Guarde as roupas casuais para a balada e opte apenas por roupas de banho.

Erros Comuns na Manutenção e Limpeza da Piscina – Conclusão

Ninguém é perfeito. Desde a fraca química da água até permitir que seu tio Hank teste seu extrator experimental de algas movido a cerveja, todos nós cometemos erros de manutenção e limpeza de piscinas.

Mas cada bobagem é uma nova lição para melhorar seu jogo de cuidados com a piscina. E se você tirar um tempo para aprender com os erros dos outros, você descobrirá que está gastando menos tempo com a manutenção da sua piscina e mais tempo aproveitando-a.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Estamos Online!