Limpa Piscinas

Por que a Água da Piscina Fica Verde, Como Limpar Piscina com Água Verde

Por que a Água da Piscina Fica Verde? (Aprenda Como Limpar)

Compartilhe

Então você está com a piscina funcionando e tudo certo, então um dia você olha para fora e percebe que a água ficou verde do nada. Por que a piscina fica com água verde? A seguir vamos entender quais são os motivos e soluções (como limpar) para ficar longe desse problema.

Leia também: É seguro nadar em piscina com água verde?

Por que a Piscina Fica com Água Verde?

Existem três razões pelas quais a água da piscina fica verde.

Falta de cloro

O primeiro e mais comum motivo pelo qual a água da piscina se torna verde é a falta de cloro. Sem cloro na água, a piscina começará a crescer algas rapidamente. Se o cloro não for adicionado à água assim que o processo começar, as algas podem crescer a um ponto em que toda a piscina fica verde em um dia. Quanto mais quente estiver a água, mais rápido será o processo.

Nota: Água sem cloro, especialmente se tiver uma proliferação de algas, não é segura para nadar e pode ser um terreno fértil para mosquitos e outros insetos.  Aprenda como prevenir e eliminar algas na piscina.

Pólen

A segunda razão pela qual a água da piscina pode parecer verde (ou amarela) é o pólen. O pólen é produzido por plantas e árvores próximas e é levado para a água da piscina pelo vento. Como o pólen é muito pequeno para ser removido por um filtro de piscina padrão, a quantidade de pólen continuará a aumentar ao longo do ano.

Conforme a quantidade de pólen se acumula na água, ele começa a se depositar no revestimento e pode ser confundido com algas verdes ou mostarda. Se o nível de pólen continuar a aumentar, ele pode eventualmente tornar toda a água da piscina verde. Felizmente, o pólen é totalmente inofensivo e não tem efeitos nocivos para você ou para a piscina.

Metais

A última causa da água verde da piscina são os metais, geralmente o cobre. Os metais podem ser introduzidos através de muitas fontes; como fonte de água, algicidas baratos ou se a água for ácida, dos componentes de metal da piscina, como elementos de aquecimento de cobre.

Quando você choca uma piscina com metais na água, os metais se oxidam. Se houver metais suficientes presentes na água, esse processo pode tornar a água verde. Se não for tratado, o problema continuará a piorar e manchará o acabamento da piscina, potencialmente de forma permanente. Qualquer pessoa com cabelo loiro que nada em uma piscina com excesso de metais também terá seus cabelos verdes.

Solução de problemas de água de piscina verde

Agora que você conhece as possíveis causas da água verde da piscina, a questão é saber qual delas está afetando sua piscina. Para fazer isso, é necessário solucionar alguns problemas.

Etapa 1 – Olhe para a piscina

A primeira coisa a fazer ao solucionar a causa da água verde da piscina é olhar para a própria piscina, pois cada causa potencial da água verde tem diferenças sutis na aparência da água. As algas vão começar a crescer nas paredes e no fundo da piscina primeiro. Geralmente é verde escuro e dá uma sensação viscosa ao toque. As algas também grudam nas paredes da piscina e não se soltam, a menos que as paredes e o piso da piscina sejam esfregados. À medida que a proliferação de algas piora, a água começa a parecer pantanosa; consistentemente verde escuro e impossível de ver mais do que alguns centímetros na água.

Como as algas, o pólen se tornará visível primeiro no fundo da piscina. Por esta razão, muitas vezes é confundido com algas verdes ou amarelas. Ao contrário das algas, no entanto, o pólen não adere à superfície da piscina. Se você acenar com a mão alguns centímetros sobre a área afetada (sem tocá-la), o pólen irá inchar como uma nuvem onde as algas não se movem. Como o pólen não adere à superfície da piscina, você não o verá com frequência nas laterais da piscina, onde as algas são comumente encontradas presas às paredes e ao fundo da piscina.

A água da piscina que ficou verde por causa dos metais terá uma cor verde clara consistente; parecendo quase como se a piscina tivesse corante alimentar verde adicionado a ela. Apesar da cor, a água ainda parecerá bastante clara e você deverá conseguir ver o fundo da piscina.

Como os metais na água são os mais afetados pelo choque da piscina, se uma piscina transparente ficar verde logo após o choque, provavelmente você está lidando com um problema de metal. Os metais também podem manchar a superfície da piscina. Se houver uma mancha verde em seu revestimento que não sai, provavelmente você tem um problema com metais na água da piscina.

Etapa 2 – Teste a água da piscina

Depois de dar uma boa olhada na água, é melhor mandar testar a água da piscina com o seu piscineiro. Mencione à pessoa que está testando sua água que você está lidando com água verde e descreva a ela como é a água. Trazer algumas fotos do problema também pode ser muito útil.

Ao revisar os resultados do seu teste de água, preste muita atenção aos níveis de cloro e cobre na água. Se não houver cloro presente na água e ela for verde-escura, a causa mais provável são algas.

Como as algas geralmente não sobrevivem em água com um nível de cloro de 1-3ppm (partes por milhão), se o seu teste mostrar que há cloro residual na água de pelo menos 1ppm, provavelmente as algas não são o problema.

Se os resultados do seu teste de água mostrarem traços de metais na água, e a água tiver uma aparência verde claro consistente, provavelmente você está lidando com um problema de metal. Se a água tiver um bom resíduo de cloro e não houver sinais de metais, o pólen é a causa mais provável da água verde da sua piscina.

Como Limpar uma Piscina com Água Verde

O tratamento da água verde da piscina depende do motivo pelo qual a água da piscina ficou verde em primeiro lugar.

Elimine as algas da água da piscina

As algas devem ser tratadas adicionando choque de cloro e algicida à água da piscina. Por que não apenas chocar? As algas se protegem com uma camada viscosa que pode reduzir muito os efeitos do cloro. Embora a maioria dos algicidas não mate as algas por conta própria, eles quebram essa camada protetora, permitindo que o cloro mate as algas com muito mais facilidade.

Além de adicionar produtos químicos, você também deve escovar toda a superfície da piscina. Isso ajuda a quebrar as proliferações de algas em pedaços menores que podem ser mortos mais facilmente pelos produtos químicos.

À medida que as algas morrem, a água da piscina geralmente vai de verde a turva antes de finalmente ficar límpida. Este processo pode demorar alguns dias. Durante este tempo, a bomba da piscina deve ser deixada funcionando 24 horas por dia para permitir uma distribuição uniforme do cloro na água, e permitir que o filtro remova as algas mortas que estão causando a turvação. Até que a água esteja completamente limpa, você também deve verificar seu nível de cloro pelo menos uma vez por dia, adicionando cloro a cada vez que o nível cair abaixo de 1 ppm.

Elimine o pólen da água da piscina

Eliminar o pólen da água da piscina é mais complicado porque a maioria dos filtros de piscina não é filtrada o suficiente para realmente capturar e remover o pólen. A maioria dos clarificadores também são relativamente ineficazes no pólen. As meias do skimmer colocadas sobre a cesta do skimmer ajudam a remover qualquer pólen que esteja suspenso na água, mas precisam ser trocadas com frequência, e nunca resolverão o problema completamente. Em nossa experiência, adicionar um floculante é o tratamento mais eficaz para remover o pólen. Para obter mais informações sobre como tratar um problema de pólen, converse com um de nossos especialistas em cuidados com a água.

Elimine os metais na água da piscina

Para tratar um problema de metal em sua piscina, é necessário o uso de um sequestrante. Os sequestrantes basicamente agrupam as partículas de metal para permitir que o filtro da piscina as filtre com mais facilidade.

Depois que os sequestrantes fizerem seu trabalho e a piscina estiver limpa novamente, agora você precisa remover os metais presos de seu filtro. Embora uma simples lavagem remova a maioria deles, é melhor limpar quimicamente o filtro para garantir que todos os metais presos sejam removidos da piscina. Se você nunca limpou quimicamente seu filtro, fale com um de nossos especialistas em cuidados com a água para obter mais informações.

Depois que todos os metais foram removidos da piscina, você deve tentar identificar como os metais entraram na água em primeiro lugar.

Se o seu teste de água mostrou uma baixa alcalinidade / pH e você tem um aquecedor, a causa provavelmente foi ferrugem do trocador de calor. Ignore o aquecedor, se possível, e aumente imediatamente a alcalinidade / pH. Se metais estão entrando na piscina vindos da fonte de água, você deve continuar usando sequestrantes semanalmente para ajudar a filtrá-los regularmente.

Empacotando

Como você pode ver, existem muitos motivos que fazem a água da piscina ficar verde. Metais, algas e pólen podem tornar sua piscina verde. Saber como identificar a diferença entre eles e fazer um teste de água é a única maneira de tratar o problema de maneira adequada e limpar a piscina.

Se você tiver mais perguntas sobre como tratar uma piscina verde ou qualquer outro problema com a água, fale com um de nossos especialistas em limpeza e manutenção de piscinas em São Paulo e região.

Compartilhe
Enviar Mensagem
Estamos Online!